domingo, 1 de maio de 2016

O AMOR É A CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DAS CRIANÇAS

Chaves de amor para educar as nossas crianças




É comprovado que ao tratarmos com amor as nossas crianças estaremos contribuindo não somente para o seu correto desenvolvimento emocional, mas também para o físico, social e cognitivo. 
Tendo isso em mente, devemos priorizar certos apoios, ajudas ou atitudes que favoreçam as nossas crianças para que sintam-se queridas e merecedoras de amor. Vejamos algumas chaves:

1. Uma criança nunca deve sentir que o amor que possui depende das suas ações
As crianças devem saber que o amor não é condicional. Deste modo, devemos evitar mensagens do tipo “se fizer isso eu vou deixar de gostar de você, mas se não fizer eu gostarei de você ainda mais”. 
Visto que os erros sempre farão parte das sua vidas, uma criança não pode crescer pensando que isso o fará mais ou menos valioso. Em suma, os pequenos devem sentir que são queridos pelo que são e não pelo que fazem.

2. Ajude-os a se adaptar melhor
Se os ajudarmos a compreender que o mundo não é um conto da Disney, estarão em condições de entender e enfrentar a realidade do lugar que vivem, um lugar em que prevalecem o estresse e a inquietude, assim como o carinho e o amor. 
Deste modo, evitaremos que cresçam ingênuos, desconhecendo tudo aquilo com o qual irão se deparar conforme forem amadurecendo. Torná-los conscientes de que o estresse e as dificuldades existem (lembre-se sempre do seu nível de entendimento), ajudará a desenvolver caminhos neurais que lhes permitirão adaptar-se melhor ao mundo.

3. Ajudá-los a manter o controle sobre suas emoções
Como todo tipo de educação, a emocional requer exemplos. Por isso, devemos ensinar a nossas crianças que não há emoções nem sentimentos inválidos. O ciúmes, a inveja e a raiva são normais e naturais, só temos que expressá-los de maneira que não interfiram em nada, e nunca de maneira exagerada.

4. Falar de suas emoções
As palavras só representam 10% do verdadeiro significado que queremos dizer através da comunicação emocional. Por isso, devemos ajudá-los a compreender como se manifestam suas emoções em suas falas, na sua linguagem corporal, em sua postura e em suas expressões faciais.

Fonte: http://www.psicologiasdobrasil.com.br/o-amor-e-a-chave-para-o-desenvolvimento-cerebral-das-criancas/
Imagem: http://www.eunaoanotonada.com.br/pais-maes-filhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário